Conhecendo o php.ini e suas principais diretivas

Blog Sobre tecnologia

Conhecendo o php.ini e suas principais diretivas

Conhecendo o php.ini

Conhecendo o php.ini podemos dar a flexibilidade necessária ao nosso servidor, seja no ambiente de desenvolvimento, quanto no ambiente de produção.

Um pouco sobre o php.ini

O php.ini é um arquivo de inicialização responsável pelos parâmetros de configuração do PHP, este arquivo é padrão para todas as plataformas, somente mudando-se sua localização em cada SO.

Em ambiente Windows, geralmente ele é encontrado na própria pasta onde o PHP foi instalado ou na pasta do Windows.

Já em ambientes Linux, ele fica localizado no diretório /etc/php, dependendo da forma como o mesmo foi instalado podem haver arquivos de configuração diferente para cada forma de execução (FPM, módulo apache etc).

O importante a saber é que é neste arquivo onde realizamos as configurações do nosso PHP. E é nele que precisamos mexer quando precisamos adequar nosso ambiente de desenvolvimento a determinados requisitos de um servidor, ou onde precisamos trabalhar para acertar um servidor para determinados requisitos do nosso sistema.

Principais diretivas

Abaixo temos alguns slides contendo algumas das principais diretivas do php.ini juntamente com um detalhamento de sua função:

Mais diretivas

Para demais configurações uma sugestão é o manual do PHP, disponível neste link, onde há detalhes e comentários da comunidade sobre as diretivas do php.ini

Espero que o artigo tenha sido útil, se sim, compartilhe, pode ser útil para mais alguém, conheça também outros artigos e tutoriais do blog.

Faltou alguma diretiva que você considera importante? Deixe nos comentários, com prazer será incorporada ao post com o devido agradecimento.

Sobre Rodrigo Teixeira Andreotti

Técnico em Informática formado pela ETE Lauro Gomes Cursando atualmente o curso de Análise e Desenvolvimento de sistemas. Atuo como programador PHP há, pelo menos, 6 anos, sendo os dois últimos em empresas e os demais como Freelancer.